Saúde Mental… “Falar é um ato de coragem”
No passado dia 10 de outubro, no âmbito da UFCD de Saúde Mental da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde dinamizaram um conjunto de atividades para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental.

Trabalhando em grupos, os alunos participaram numa sessão orientada por uma psicoterapeuta convidada, onde tiveram oportunidade de explorar e refletir sobre as emoções em sintonia com a música. A sessão procurou promover o autoconhecimento, o bem-estar psicológico e a expressão emocional através de dinâmicas envolventes e sensoriais, com a música como elemento facilitador.
Paralelamente, os grupos de alunos criaram e espalharam pela escola frases de incentivo e motivação, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da saúde mental. As mensagens, como “Cuidar da mente também é cuidar da vida” ou “Falar é um ato de coragem”, convidavam à reflexão e ao apoio mútuo.
Um dos momentos mais marcantes da atividade foi proporcionado pelos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão que interpretaram ao vivo diversas peças musicais cuidadosamente escolhidas para representar diferentes estados emocionais, como a alegria, a tristeza, a calma ou a ansiedade. Esta interação entre os dois cursos permitiu aos participantes sentir e identificar emoções através da música, enriquecendo a experiência sensorial e aprofundando a reflexão sobre a importância da saúde mental.
Esta atividade, integrada nos conteúdos programáticos da disciplina de HSCG, permitiu articular a teoria com a prática, ao mesmo tempo que fomentou o trabalho em equipa, o espírito crítico e a empatia — competências essenciais na formação dos futuros profissionais de saúde.
O envolvimento dos alunos e a recetividade por parte da comunidade escolar evidenciaram a relevância de abordar temas ligados à saúde mental nas escolas, promovendo ambientes mais saudáveis, humanos e conscientes.