Jornadas da Saúde
Uma semana de portas abertas à interação com a Comunidade e à aprendizagem colaborativa
As Jornadas da Saúde, que já vão na 9ª edição, tiveram, este ano, o cartaz mais ousado: em vez de três dias, como em anos anteriores, foram cinco dias intensos, repletos de atividades interessantes e muito diversificadas, direcionadas a diversos públicos escolares e à comunidade cinfanense, que aderiram entusiasticamente.

Os alunos do 2.º e 3.º anos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) propuseram-se a realizar atividades diversificadas e dinâmicas. O objetivo foi enriquecer os seus os conhecimentos e saberes (“hard skills” e “soft skills”) numa aprendizagem interativa com os convidados palestrantes. Durante a semana, foram diversos os convidados presentes, desde enfermeiros, terapeutas, médicos, bombeiros, psicólogos e farmacêuticos, entre outros.
Ao longo da semana, enfrentaram desafios que demonstraram a sua resiliência e empenho nas atividades propostas. Para descontrair, contaram com a presença de duas profissionais que desenvolveram diversas atividades práticas, nomeadamente Ioga e Pilates.
Tiveram o privilégio de receber na escola os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, com os quais a turma do 2° ano interagiu com o projeto “Momentos que importam: cada ruga conta uma história” e os alunos do 3° ano com a realização de uma sessão de massagens com o projeto “Mãos cuidadas”.
No âmbito do projeto de intercâmbio entre escolas “Partilha Comigo”, receberam os alunos do Curso de TAS da Escola Secundária do Marco de Canaveses e da Escola Profissional do Rodo. Os alunos convidados participaram nas atividades que os alunos de 3º ano lhes prepararam, entre elas, o peddy paper “Saúde em Ação”.
A meio da semana e envolvendo todos os cursos profissionais teve lugar o “Agroescola”, o ponto alto destas Jornadas. Apesar de ser uma iniciativa habitual nas Jornadas da Saúde, gera sempre curiosidade e interesse para quem nela participa, pois trata-se de um mercado solidário que conta com venda de produtos da terra ou trazidos ou confecionados pelos alunos, cuja receita se destina a uma instituição solidária. Neste dia, passaram pela escola encarregados de educação, produtores locais e representantes de instituições que participaram nas várias atividades propostas. Uma das Instituições que mais se fez notar foi o Instituto Português do Sangue que levou a cabo uma recolha de dádivas de sangue à qual as comunidades escolar e cinfanense aderiram massivamente.
Para concluir a semana da saúde da melhor forma, foi organizada uma caminhada, desde o Observatório da Natureza, em Marcelim, até ao Parque do Ladário, que decorreu animada, apesar de uns respingos de chuva marota, mas que nem por isso retirou alegria ao almoço convívio de confraternização entre os alunos e docentes dos diversos cursos profissionais.
Um muito obrigado a todos os que ajudaram a organizar e um bem-haja a todos os que participaram nesta iniciativa. Para o ano há mais!
































