Sinalização do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
No dia 3 de dezembro, a nossa Escola assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um conjunto de iniciativas centradas na sensibilização, participação ativa e promoção de uma cultura inclusiva.
Partindo da mensagem inspiradora — “Pequenas mudanças tornam o mundo mais acessível e a inclusão começa em ti” — a comunidade escolar envolveu-se em atividades que procuraram reforçar a importância de atitudes conscientes e práticas que contribuam para uma escola mais justa e acessível a todos.
Ao longo do dia, os alunos tiveram oportunidade de participar no projeto “Todos Jogam”, experimentando modalidades adaptadas. Através do jogo, descobriram diferentes formas de participação, compreenderam as barreiras que muitas pessoas enfrentam e valorizaram a importância da cooperação e da igualdade de oportunidades. Esta atividade decorreu em articulação com o grupo de Educação Física.
Paralelamente, as turmas 1.ºA/B, 2.ºA e 2.ºE participaram numa sessão de sensibilização sobre inclusão, onde refletiram sobre a diversidade, os desafios da acessibilidade e o papel de cada um na construção de ambientes mais acolhedores. Os alunos foram ainda convidados a observar o seu espaço circundante com um novo olhar e a propor sugestões para o tornar ainda mais inclusivo.
A sinalização deste dia reforçou a ideia de que a inclusão não se esgota em ações pontuais: constrói-se diariamente, em cada gesto e em cada escolha.
A nossa Escola continua comprometida em promover uma comunidade educativa onde todos contam, todos participam e todos pertencem.
EMAEI/ Educação Inclusiva/ Educação para a Cidadania
Galeria de Imagens
09 dezembro 2025
Visualizações: 33