Lista de serviços com respetivos horários de funcionamento, contactos, funcionários e responsável.
Os serviços de administração escolar são uma importante estrutura de apoio, a quem compete, genericamente, desempenhar funções nas áreas administrativa, designadamente gestão de alunos, pessoal, orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento, arquivo e expediente geral.
Dados de Funcionamento
Coordenadora Técnica: Fernanda Mª da Costa Ferreira Pinto Campos
sae@eseccinfaes.pt
+351 255 560 580
2ª a 6ª das 8:30 às 16:30 horas
Atendimento ao Público
- Informações Gerais;
- Carregamento de cartões;
- Matriculas;
- Processos de transferências;
- Certidões e declarações;
- Recebimento de importâncias legalmente cobradas.
Assistentes Técnicos
Nome | Contacto |
---|---|
Fernanda Maria da Costa Ferreira Pinto Campos | fernanda.campos@eseccinfaes.pt |
Sónia Maria Andrade Cardoso Silva Magalhães | sonia.magalhaes@eseccinfaes.pt |
Francelina Maria Rosa Vieira Silveira | cina.silveira@eseccinfaes.pt |
Paulo Alexandre de Sousa Pinto Teixeira | paulo.teixeira@eseccinfaes.pt |
Maria José Miranda de Sousa | mariajose.miranda@eseccinfaes.pt |
Maria Teresa Ramalho Ferreira | teresa.ferreira@eseccinfaes.pt |
O Serviço de Ação Social Escolar destina-se a promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, devendo conjugar a sua atividade com as restantes estruturas de orientação educativa.
Dados de Funcionamento
Assistente Técnica: Maria José Miranda de Sousa
mariajose.miranda@eseccinfaes.pt
+351 255 560 580
Objetivos
- Garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares a todos os alunos dos ensinos básico e secundário;
- Adequar medidas de apoio socioeducativo destinadas aos alunos inseridos em agregados familiares cuja situação económica determina a necessidade de comparticipações financeiras.
O Serviço de Bar destina-se à venda de produtos alimentares, servindo de complemento ao refeitório da Escola.
Horário de Funcionamento
Localizada no primeiro piso do Bloco B, a Biblioteca/CRE é o local ideal para ler e consultar livros assim como estudar, fazer trabalhos, ir à internet ou ver algum filme.
Dados de Funcionamento
Professora Bibliotecária: Isabel Maria Ferreira Conceição Monteiro Ferraz
bibliotecaescolar.sec.cinfaes@gmail.com
+351 255 560 580
2ª a 6ª das 8:20 às 17:40 horas
Atendimento ao Público
A biblioteca escolar é um recurso educativo, de interesse didático e pedagógico, a utilizar pela comunidade escolar.
Tem como principal missão disponibilizar e difundir recursos em todos os suportes e meios de comunicação, numa perspetiva de desenvolvimento das literacias e do processo de ensino/ aprendizagem.
A biblioteca escolar encontra-se integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e conta com uma equipa de trabalho constituída por docentes, de diferentes áreas disciplinares, e assistentes operacionais, coordenada pela professora bibliotecária.
Situado no bloco central, o refeitório, com capacidade de 120 lugares, é destinado ao serviço de refeições para os elementos da Comunidade Escolar.
Horário de Funcionamento
Localizada no rés-do-chão do Bloco A, é o local onde se executam os trabalhos de impressão de testes escritos, textos de apoio e outros documentos de interesse para a comunidade escolar, assim como reprodução e digitalização de documentos diversos.
Dados de Funcionamento
Responsável: Maria Luisa Tavares Ferreira Oliveira Mendes
+351 255 560 580
2ª a 6ª das 8:25 às 12:15 horas - 13.30h às 16:15 horas
O G.A.A.F. procura constituir-se como um elemento de articulação e cooperação entre a Escola, o Aluno, a Família e a Comunidade.
Dados de Funcionamento
gaaf@eseccinfaes.pt
+351 255 560 580
2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h20
Objetivos
a) Contribuir para o sucesso escolar;
b) Despistar situações de risco;
c) Prevenir o absentismo e abandono escolar.
Serviço de Direcionamento
- aos alunos, através de um acompanhamento individualizado e/ou em grupo/turma;
- à família, através do atendimento a pais/encarregados de educação e da realização de visitas domiciliárias;
- à escola, em colaboração com professores e diretores de turma, assistentes operacionais, presença e participação nas reuniões de equipa pedagógica e conselhos de turma;
- à comunidade, com o encaminhamento de alunos para outras estruturas/entidades e o desenvolvimento de atividades em parceria com outras instituições.
O objetivo e âmbito da Educação Especial é planear um sistema de educação flexível que responda à diversidade das necessidades de todos os alunos e que proporcione a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais - limitações significativas ao nível da atividade e participação no contexto escolar -no quadro de uma política global integrada de qualidade e orientada para o sucesso educativo. (Decreto lei 3/08)
duas folhas iguais em toda a criação.
Ou nervura a menos, ou célula a mais,
não há, de certeza, duas folhas iguais.” António Gedeão
Papel do docente de Educação Inclusiva
- Colaborar com a Direção da Escola no processo de elegibilidade dos alunos para a educação especial, por referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, OMS, 2001), e na organização/adequação da resposta a proporcionar às crianças e jovens que requerem medidas especiais de educação;
- Identificar e propor soluções inovadoras/facilitadoras da promoção da igualdade de oportunidades;
- Priorizar o atendimento aos alunos cujas problemáticas revelem maior complexidade, caso os recursos humanos disponíveis se manifestem insuficientes;
- Envolver as famílias no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos;
- Fomentar a articulação entre todos os serviços e entidades que intervêm com os alunos;
- Sensibilizar a comunidade local para a problemática da deficiência e procurar o seu envolvimento na resposta aos alunos em transição para a vida ativa;
- Colaborar na identificação das necessidades de formação dos assistentes operacionais;
- Apoiar os docentes na diversificação das práticas pedagógicas e no desenvolvimento de metodologias e estratégias que facilitem a inclusão dos alunos;
- Colaborar com os docentes de turma/ diretores de turma na planificação do trabalho a realizar com os alunos, tendo em conta o seu perfil de aprendizagem e necessidades individuais;
- Participar, em parceria com o Diretor de Turma e o Encarregado de Educação na elaboração dos Programas Educativos Individuais dos alunos abrangidos pelo regime educativo especial e elaborar o respectivo Currículo Específico Individual , se necessário;
- Procurar um maior envolvimento de técnicos externos à escola, nomeadamente na área da saúde, segurança social e reabilitação, e privilegiar o trabalho de parceria;
- Disponibilizar informação técnica e saberes específicos sempre que solicitado por outros.
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolvem a sua ação nos estabelecimentos de educação, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:
Horário de Funcionamento
2ª a 6ª das 8.30 horas às 17.20 horas
Objetivos
- O apoio psicopedagógico a alunos e a professores;
- O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa;
- A orientação escolar e profissional.
Atividade do Serviço
A qualidade da educação está dependente dos recursos pedagógicos de que a escola dispõe para o acompanhamento escolar dos seus alunos. Este pressupõe uma intervenção pedagógica individualizada, sempre que sejam detetadas situações de dificuldade e implica apoiar os alunos nas escolhas que terão de fazer ao longo da sua escolaridade, facilitando o desenvolvimento da sua identidade e a construção do seu próprio projeto de vida.
O papel do SPO é possibilitar as respostas educativas às necessidades dos alunos.
Competências do Psicólogo do SPO
O psicólogo, no quadro do projeto educativo de escola e no âmbito do serviço de psicologia e orientação respetivo, desempenha funções de apoio socioeducativo, em especial as referidas no artigo 4º do Decreto-Lei nº 300/97, de 31 de outubro, competindo-lhe, designadamente:
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
- Participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa para o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar;
- Intervir, a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, em articulação com recursos da comunidade;
- Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e, tendo em vista a elaboração de programas educativos individuais, acompanhar a sua concretização;
- Conceber e desenvolver programas e ações de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual ou de grupo;
- Colaborar no levantamento de necessidades da comunidade educativa com o fim de propor as medidas educativas adequadas;
- Participar em experiências pedagógicas, bem como em projetos de investigação e em ações de formação de pessoal docente e não docente, com especial incidência nas modalidades de formação centradas na escola;
- Acompanhar o desenvolvimento de projetos e colaborar no estudo, conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo;
- Colaborar com os órgãos de administração e gestão da escola onde exerce funções.
O Salão de Estudo está localizado no 1º piso do Bloco Administrativo e encontra-se ao serviço da comunidade escolar.
Dados de Funcionamento
procuranos@gmail.com
+351 255 560 580
2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h20
Objetivos
- promover atividades de apoio e complemento educativo/curricular;
- possibilitar a todos que o frequentam condições de estudo em grupo ou individualmente;
- assegurar a Ocupação Plena dos Tempos Escolares (O.P.T.E.), de acordo com a legislação em vigor;
- assegurar o serviço de vigilância de testes, testes intermédios (GAVE), provas, exames;
- responder com prontidão, correção e isenção a todas as solicitações postas pela comunidade escolar e de acordo com os objetivos definidos para este setor.
Equipa
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