Oferta Formativa
Oferta FormativaESECCINFÃES

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

Plano de estudos do 3º ciclo do ensino básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

  CARGA HORÁRIA SEMANAL (a)
COMPONENTES DO CURRÍCULO DISCIPLINAS 7º ANO 8º ANO 9º ANO
Português Português 4,5 4,5 4,5
Línguas Estrangeiras Inglês 3 2,5 2,5
  LE II - Francês 2,5 2 2
Ciências Humanas e Sociais História 2 2 2,5
  Geografia 2 2 2,5
Matemática Matemática 4,5 4,5 4,5
Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 3 3 3
  Físico-Química 3 3 3
Expressões e Tecnologias Educação Visual 2 2 3
  TIC 0,5 0,5 -
  Artes Plásticas (b) 0,5 0,5 -
  Ed. Física 3 3 2
Educação Moral e Religiosa Educação Moral e Religiosa (c) 1 1 1
Oferta Complementar Área de Projeto Formativo 1 1 1

A este plano de estudos acresce os recursos TEIP/Autonomia consoante o tipificado no PPM

(a) Carga horária semanal organizada em tempos letivos de 50 minutos.
(b) Artes Plásticas é a Oferta de Escola nos 7º e 8º anos.
(c) Disciplina de frequência facultativa.

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

Plano de Estudos do Curso de Educação e Formação tipo 3 – Pastelaria/Panificação

COMPONENTE DISCIPLINAS HORAS
Sociocultural Língua Portuguesa 45h
Língua Estrangeira - Inglês 45h
Cidadania e Mundo Atual 21h
Tecnologias de Informação e Comunicação 21h
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho 30h
Educação Física 30h
Ciências Naturais 21h
Elaboração de produtos de pastelaria e panificação 200h
Pastelaria decorativa e pães especiais 250h

Total

1218h

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

Plano de Estudos do Curso de Educação e Formação tipo 2 – Mecânico(a) de Serviços Rápidos

COMPONENTE DISCIPLINAS Horas
1.º ano
Horas
2.º ano
Total Horas
(2 anos)
Sociocultural Língua Portuguesa 96 96 192
Língua Estrangeira - Inglês 96 96 192
Cidadania e Mundo Atual 96 96 192
Tecnologias de Informação e Comunicação 45 51 96
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho 15 15 30
Educação Física 45 51 96
Científica Matemática Aplicada 110 100 210
Física e Química 57 66 123
Tecnológica
(UFCD)
Verificação, Diagnóstico e Manutenção de Sistemas Elétricos/Eletrónicos 75 125 200
Verificação, Diagnóstico e Manutenção de Sistemas Mecânicos 125 100 225
Verificação, Diagnóstico e Manutenção de Motores, Sistemas de Ignição, Alimentação e Sobrealimentação 75 75 150
Desempanagem, Reboque e Lavagem de Veículos 125 100 225
Prática Formação em Contexto de Trabalho 105 105 210

Total

1065 1076 2141

No ensino secundário os cursos científico-humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Planos de estudos do Curso de Ciências e Tecnologias

  CARGA HORÁRIA SEMANAL (a)
COMPONENTES DO CURRÍCULO DISCIPLINAS 10º ANO 11º ANO 12º ANO
Geral Português 4 4 5
Inglês / Francês 3 3 -
Filosofia 3 3 -
Educação Física 3 3 3
Específica Matemática A 5 5 6
Opções (b):
- Biologia e Geologia
- Física e Química A
- Geometria Descritiva A
7 7 -
6 6
Opções (c):
- Biologia
- Física
- Geologia
- Química
- - 3
Opções (d):
- Antropologia
- Aplicações Informáticas B
- Ciência Política
- Clássicos da Literatura
- Direito
- Filosofia A
- Grego
- Língua Estrangeira
- Psicologia B
- - 3

Educação Moral e Religiosa Católica (e)

2 2 2

A este plano de estudos acresce os recursos TEIP/Autonomia consoante o tipificado no PPM

(a) Carga horária semanal organizada em tempos letivos de 50 minutos.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).
(e) Disciplina de frequência facultativa.

No ensino secundário os cursos científico-humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Planos de estudos do Curso de Línguas e Humanidades

  CARGA HORÁRIA SEMANAL (a)
COMPONENTES DO CURRÍCULO DISCIPLINAS 10º ANO 11º ANO 12º ANO
Geral Português 4 4 5
Inglês / Francês 3 3 -
Filosofia 3 3 -
Educação Física 3 3 3
Específica História A 5 5 6
Opções (b):
Geografia A
Latim A
Língua Estrangeira
Literatura Portuguesa
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
6 6 -
Opções (c):
- Filosofia A
- Geografia C
- Latim B
- Língua Estrangeira
- Literaturas de Língua Portuguesa
- Psicologia B
- Sociologia
- - 3
Opções (d):
- Antropologia
- Aplicações Informáticas B
- Ciência Política
- Clássicos da Literatura
- Direito
- Economia C
- Grego
- - 3

Educação Moral e Religiosa Católica (e)

2 2 2

A este plano de estudos acresce os recursos TEIP/Autonomia consoante o tipificado no PPM

(a) Carga horária semanal organizada em tempos letivos de 50 minutos.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).
(e) Disciplina de frequência facultativa.

Os cursos profissionais são vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Planos de estudos do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

Horas

1º ano

Horas

2º ano

Horas

3º ano

TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO

Sociocultural

Português

105 108 107 320

Língua Estrangeira

75 75 73 220

Área de Integração

72 74 74 220

Tecnologias da Informação e Comunicação

0 44 56 100

Educação Física

60 40 40 140

Científica

Geografia

66 76 58 200

História da Cultura e das Artes

54 80 66 200

Matemática

63 37 - 100

Técnica

Ambiente e Desenvolvimento Rural

125 125 150 400

Turismo e Técnicas de Gestão

125 100 100 325

Técnicas de Acolhimento e Animação

75 100 100 275

Língua Inglesa

50 50 - 100

Formação em Contexto de Trabalho

285 260 295 840

Carga horária total/ Curso

3440


Perfil de desempenho à saída

Descrição Geral
Executa serviços de receção em alojamento rural e de informação, organização e animação de eventos, participando na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural.

Atividades Principais
- Colaborar na conservação, proteção e valorização dos espaços naturais e rurais.
- Organizar e efetuar o atendimento e a receção de clientes em alojamento rural.
- Organizar e dinamizar atividades de animação ambiental e rural, em espaços abertos e/ou fechados, de acordo as necessidades e as motivações dos clientes.
- Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes.
- Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.

Locais de Trabalho

  • Empresas de Turismo em Espaço Rural;
  • Autarquias (departamentos de turismo, postos de turismo)
  • Parques de Campismo;
  • Áreas Protegidas (Parques Naturais, Reservas);
  • Pousadas da Juventude;
  • Unidades hoteleiras;
  • Agências de Viagens;
  • Empresas e Associações de Animação Cultural;
  • Regiões de Turismo.

Os cursos profissionais são vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Planos de estudos do Curso de Técnico de Instalações Elétricas

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

Horas

1º ano

Horas

2º ano

Horas

3º ano

TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO

Sociocultural

Português

105 108 107 320

Língua Estrangeira

75 72 73 220

Área de Integração

72 74 74 220

Tecnologias da Informação e Comunicação

0 44 56 100

Educação Física

60 40 40 140

Científica

Matemática

99 99 102 300

Física e Química

73 56 71 200

Técnica

Eletricidade e Eletrónica

100 100 150 350

Tecnologias Aplicadas

100 75 50 225

Desenho Esquemático

75 50 50 175

Práticas Oficinais

125 125 100 350

Formação em Contexto de Trabalho

225 275 200 700

Carga horária total/ Curso

3300


Perfil de desempenho à saída

Descrição Geral
Organizar, orientar e executar, a instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, instalações de telecomunicações em edifícios, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as normas de higiene, segurança e proteção do ambiente e os regulamentos específicos em vigor.

Atividades Principais
- Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais, de distribuição de energia elétrica e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Orientar e/ou efetuar a instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as instruções técnicas e plano de instalação.
- Orientar e/ou efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Efetuar orçamentos relativos à execução, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas, efetuando, nomeadamente, os cálculos de materiais, equipamentos, mão de obra e tempos de trabalho.
- Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas intervencionadas.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Locais de Trabalho

  • Empresas na área da eletricidade e energia;
  • Autarquias e outros serviços públicos;
  • Indústria;
  • Trabalhadores por conta própria.

Os cursos profissionais são vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Planos de estudos do Curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

Horas

1º ano

Horas

2º ano

Horas

3º ano

TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO

Sociocultural

Português

105h

108h

107h

320h

Língua Estrangeira

75h

72h

73h

220h

Área de Integração

72h

74h

74h

220h

Tecnologias da Informação e Comunicação

44h

56h

-

100h

Educação Física

60h

40h

40h

140h

Científica

Matemática

99h

99h

102h

300h

Física e Química

86h

60h

54h

200h

Técnica

Tecnologia e Processos

125h

150h

225h

500h

Práticas Oficinais

175h

175h

200h

550h

Organização Industrial

50h

-

-

50h

Formação em Contexto de Trabalho

225h

300h

250h

775h

Carga horária total do Curso

      3375 h


Perfil de desempenho à saída

Descrição Geral

Proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental aplicáveis.

Atividades Principais

  • Esquemas elétricos e outras instruções técnicas do fabricante, a fim de proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias, a reparações e a ensaios.
  • Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores a gasolina e a gasóleo de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direção, de suspensão e de travagem de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis ligeiros, diagnosticar eventuais anomalias e proceder à substituição daqueles, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão manual e automática de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de ignição convencional e eletrónica, de alimentação, de sobrealimentação e de antipoluição de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação do motor de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de carga e de arranque de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de segurança ativa (ABS, EBD e controlo de tração, entre outros) e de segurança passiva (airbags, prétensores de cintos de segurança, entre outros) de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de conforto e de segurança, nomeadamente fechos centralizados, vidros elétricos, limpa vidros, ar condicionado e alarme de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações de sistemas luminosos e de aviso sonoro de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de comunicação e informação de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
  • Proceder ao diagnóstico de avarias e à substituição de componentes em sistemas multiplexados.
  • Verificar o estado de conservação de cabos e fichas dos diferentes sistemas elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros e diagnosticar e reparar eventuais anomalias, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
  • Proceder à limpeza de componentes e órgãos dos sistemas a reparar ou em reparação utilizando os procedimentos e produtos adequados e de acordo com as regras de proteção ambiental.
  • Proceder à manutenção da sua área de trabalho, efetuando a conservação e a limpeza de equipamentos, aparelhos e ferramentas utilizados no diagnóstico de avarias e na reparação de órgãos e sistemas de automóveis ligeiros.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Locais de Trabalho

  • Empresas/oficinas de reparação automóvel;
  • Concessionários automóveis;
  • Empresas de fabrico automóvel;
  • Comércio de componentes automóveis.

Os cursos profissionais são vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Planos de estudos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

Horas

1º ano

Horas

2º ano

Horas

3º ano

TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO

Sociocultural

Português

105 108 107 320

Inglês / Francês

75 72 73 220

Área de Integração

72 74 74 220

Tecnologias da Informação e Comunicação

0 44 56 100

Educação Física

60 40 40 140

Científica

Matemática

62 63 75 200
Física e Química 49 61 40 150

Biologia

57 56 37 150

Técnica

Saúde

150 75 125 350

Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde

75 100 50 225

Comunicação e Relações Interpessoais

100 50 - 150

Higiene, Segurança e Cuidados Gerais

100 150 125 375

Formação em Contexto de Trabalho

200 200 275 675

Carga horária total/ Curso

 3275   


Perfil de desempenho à saída

Descrição Geral
O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde é o/a profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.

Atividades Principais
- Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes, de acordo com orientações do enfermeiro.
- Auxiliar nos cuidados postmortem, de acordo com orientações do profissional de saúde.
- Assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de profissional de saúde.
- Assegurar atividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde.
- Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos.

Locais de Trabalho

  • Hospitais públicos e privados;
  • Centros de saúde;
  • Consultórios médicos;
  • Clínicas;
  • Lares / Centros de Terceira Idade;
  • Instituições Públicas de Solidariedade Social (IPSS).

Os cursos profissionais são vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Planos de estudos do Curso de Técnico Instrumentista de Sopro e Percussão

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

Horas

1º ano

Horas

2º ano

Horas

3º ano

TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO

Sociocultural

Português

105

108

107

320

Inglês / Francês

75

72

73

220

Área de Integração

72

74

74

220

Tecnologias da Informação e Comunicação

44

0

56

100

Educação Física

60

40

40

140

Científica

História da Cultura e das Artes

54

84

62

200

Teoria e Análise Musical

50

55

45

150

Física do Som

50

55

45

150

Técnica

Instrumentos

108

115

101

324

Conjuntos Instrumentais

54

58

50

162

Naipe e Orquestra

134

135

135

404

Projetos Coletivos e Improvisação

70

70

70

210

Formação em Contexto de Trabalho

200

200

200

600

Carga horária total/ Curso

3200


Perfil de desempenho à saída

O Técnico de Instrumentista de Sopro e de Percussão é o profissional qualificado que interpreta individualmente e em grupo um reportório erudito e popular, incluindo música do séc. XX e domínio do jazz, com competências básicas de direção de grupos instrumentais. Estuda e ensaia a partitura musical; segue, enquanto membro de uma banda, as indicações dadas pelo regente da banda acerca do andamento, compasso, intensidade do som e outras, a fim de integrar a sua interpretação no conjunto; toca instrumentos de acordo com as partituras concebidas pelo compositor.

Locais de Trabalho

  • Performance Instrumental como solista ou em grupos;
  • Coordenar trabalhadores tais como: músicos, profissionais do ramo da música, monitores, músicos amadores.

Os cursos profissionais são vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Planos de estudos do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

Horas

1º ano

Horas

2º ano

Horas

3º ano

TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO

Sociocultural

Português

105 108 107 320

Inglês / Francês

75 72 73 220

Área de Integração

72 74 74 220

Tecnologias da Informação e Comunicação

0 44 56 100

Educação Física

60 40 40 140

Científica

Matemática

99 99 102 300

Física e Química

73 56 71 200

Técnica

Eletricidade e Eletrónica

100 100 100 300

Tecnologias Aplicadas

100 75 100 275

Sistemas Digitais

100 75 0 175

Automação e Computadores

125 125 100 350

Formação em Contexto de Trabalho

200 250 250 700

Carga horária total/ Curso

3300


Perfil de desempenho à saída

Descrição Geral
Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos de eletrónica, de automação e computadores, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

Atividades Principais
- Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, sistemas de automação e computadores e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Efetuar a instalação de equipamentos, sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores, utilizando procedimentos, tecnologias, técnicas e os instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Efetuar reconfigurações em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e computadores, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos eletrónicos que repara.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Locais de Trabalho

  • Empresas públicas ou privadas que recorram a serviços de computadores para as atividades diárias;
  • Empresas de tecnologias e sistemas de informação;
  • Empresas vendedoras de equipamentos informáticos.

Os cursos científico-humanísticos na modalidade de ensino recorrente destinam-se a jovens ou adultos que pretendam concluir o ensino secundário.

Planos de estudos do Curso de Ciências e Tecnologias

COMPONENTES DO CURRÍCULO 10º ANO 11º ANO 12º ANO
Carga
horária
semanal
Carga
horária
semanal
Carga
horária
semanal
Geral Português 3 3 6
Inglês / Francês 2 2 -
Filosofia 3 3 -
Específica Matemática A 4 4 6
Opções (a):
Biologia e Geologia
Física e Química A
Geometria Descritiva A
4 4 -
Opções (b):
Biologia
Física
Geologia
Química
- - 3

(a) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(b) O aluno escolhe uma disciplina anual.

Os cursos científico-humanísticos na modalidade de ensino recorrente destinam-se a jovens ou adultos que pretendam concluir o ensino secundário.

Planos de estudos do Curso de Línguas e Humanidades

COMPONENTES DO CURRÍCULO 10º ANO 11º ANO 12º ANO
Carga
horária
semanal
Carga
horária
semanal
Carga
horária
semanal
Geral Português 3 3 6
Inglês / Francês 2 2 -
Filosofia 3 3 -
Específica História A 4 4 6
Opções (a):
Geografia A
Latim A
Língua Estrangeira
Literatura Portuguesa
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
4
3
3
3
3
3
-
Opções (b):
Filosofia A
Geografia C
Latim B
Língua Estrangeira
Literaturas de Língua Portuguesa
Psicologia B
Sociologia
- - 3

(a) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(b) O aluno escolhe uma disciplina anual.