Saída pedagógica – Hospital de Viseu

No passado dia 18 de maio, os alunos do 3.º ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, deslocaram-se até à cidade de Viseu, para uma visita ao serviço de esterilização e morgue do centro hospitalar de Tondela-Viseu.

A unidade de Esterilização é uma unidade funcional de apoio clínico, dotada de autonomia técnica, de recursos materiais e humanos próprios de forma a realizar centralizadamente, isto é, para todos os serviços do estabelecimento de saúde em que se integra, as atividades inerentes ao processamento dos dispositivos médicos reutilizáveis, quer sejam desinfetados ou esterilizados. Neste serviço os alunos contactaram de perto com os métodos e técnicas que são adotadas atualmente de forma a prevenir a proliferação de microorganismos.

Durante a visita à morgue hospitalar, os alunos identificaram que este serviço é uma parte importante de cada hospital, na medida em que trata da preservação do cadáver para que os clínicos forenses, assim como os patologistas e os restantes profissionais, possam investigar a causa da morte e fazer pesquisas científicas. Além disso, aprenderam também que podem estar particularmente expostos a doenças infeciosas se não adotarem medidas de saúde, segurança e prevenção de infecção.

Esta atividade permitiu aos alunos contactar com as rotinas inerentes de um TAS e pôr em prática conhecimentos e técnicas adquiridas no âmbito da formação escolar.

Todos manifestaram a sua satisfação com a visita de estudo e os docentes responsáveis consideraram alcançados os objetivos propostos e destacaram o comportamento exemplar dos discentes durante a atividade.


Galeria de imagens

Clique aqui caso não consegue ver a galeria de imagens


Partilhar


создать сайт